segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A Empatia Que Eu Achava Que Você Tinha… (pode ser também: que merda, você me decepcionou,mas, deixa pra lá….)



Não entendo como alguém pode passar por outra pessoa que lhe diz que está com fome e ignorar um pedido de ajuda. Não dou dinheiro a pedintes, mas não consigo negar um pedaço de pão. É comum em minha vida negar esmolas, mas acabar alimentando alguém. Não se deveria ignorar a fome.

Foi com este mote que iniciei-me em inúmeras discussões com amigos, na verdade, pessoas que eu achava conhecer muito bem, mas que ao final da discussão descobri serem pessoas que eu jamais deveria ter conhecido.

Parece radical julgar pessoas pelo tipo de esmola que dão ( ou não), afinal não sou nenhum tipo de entidade superior para sair julgando pessoas. Mas, existe algo que me irrita profundamente: a certeza de estar sempre certo. Há muito tempo me reconheci um ser em constante estado de evolução. Aprender com o próximo, sair da bolha, conhecer além daquilo que se vive. Todas estas coisas fazem de você um ser mais aberto para reconhecer vivências que não são as suas, mas que poderiam ser. Aprendi a respeitar aquilo que não posso controlar. Como as marés no oceano ou furacões ou quaisquer outros fenômenos naturais. Quem disse que não posso acabar passando fome nas ruas? Que não posso acabar sem ter onde morar?

É só refletir por alguns minutos e imaginar meu apartamento indo por terra por um fenômeno natural qualquer. É só pensar que tudo o que tenho hoje é efêmero, e que por qualquer capricho tudo poderia ser consumido por chamas, por movimentos de placas tectônicas ou qualquer coisa assim.

Minha geração fixou como meta ter um carro. Um domicílio. Uma casa confortável, um lugar para chamar de seu, cheio de coisas legais, TV, som, uma churrasqueira maneira. Pois bem, foi o que conquistei na vida. Uma residência, própria, confortável, adequada a quem quer ter segurança para o resto de suas vidas. Mas, o conceito de segurança mudou nos últimos anos. Para além de ter criado um filho com as melhores possibilidades, minha geração não se preocupou muito com o que seria o amanhã. Uma boa casa, um carro, um filho com o melhor que a educação pode proporcionar. E só. E a aposentadoria. Sim, a famigerada aposentadoria. Aquela remuneração que nos traria alguma segurança quando não pudéssemos mais trabalhar.

Então, vou contar para vocês... a aposentadoria não dá para nada.. nem pensem em contar com ela no final de suas vidas… A idade traz a necessidade de medicações que não ficam mais baratas enquanto você envelhece. Se os ossos estão com pouca vitamina D ou você não toma sol suficiente, problema seu. Se a vista já não enxerga como deveria, o governo não tem nada a ver com isto, e por aí vai. E, agradeça se no percurso você não tiver um câncer ou outra doença que demande muito de outros além de sua boa vontade.

Parece um retrato cruel e é. De alguém que trabalhou a vida inteira, que se dedicou, que se doou, e ao final precisará escolher entre ir no final do mês ao aniversário da amiga no Outback ou comprar aquele remédio que dizem ser fundamental para quem tem osteoporose. Parece coisa escrita por alguém querendo fazer graça, mas não é. É bem deste tipo. Nem todo mundo conseguiu guardar algum dinheiro enquanto estava sobrevivendo.

E então, sou julgada por alimentar com um pão com manteiga aquele que diz ter fome. Me chamam de tola, cega, idiota e comunista. Só peço que não me falte quem me dê um pão se um dia as coisas mudarem….. Minha geração parece não compreender a necessidade das gerações atuais e não compreende mesmo. Porque eu ainda olho para os lados. Ainda me comove cruzar com uma criança na rua pedindo por comida. Lembro do que abrimos mão para meu filho não estar na mesma situação. E agradeço por ter sido privilegiada ao ponto de podermos ter dado a ele além de alimento, educação, cultura e aportes para que ele se tornasse o adulto que se tornou.

É triste descobrir que você passou a vida lutando por justiça social e encontrou-se com pessoas queridas te chamando de comunista ( sem nem ao certo saber o que isto significa). Humberto Eco disse que a internet deu voz a uma legião de imbecis, que antes apenas bebiam uma taça de vinho e esbravejavam sem ter grande valia sentados em bancos de bar. Hoje, pessoas que acham que te conhecem te massacram porque você supostamente não corresponde a aquilo que deveria ser a expectativa delas.

É um retrato cruel? Claro que é. Daqueles que pouca gente tem coragem de assumir. A vida não é vista aqui pelos filtros coloridos que o Instagram oferece. No dia a dia não dá para disfarçar sua falta de vontade de ajudar o próximo, sua preocupação maior consigo do que com aquele que vai dormir em sua calçada. A vida não é um uma rede social, com certeza não é. Não dá para fazer média com ela e sair bonito na foto, se não puder colocar a cabeça no travesseiro certo de que fez a sua parte. Você, e só você vai ter que optar. Não importa qual sua opção, mas vai ter que dormir com ela em sua consciência.

Pessoalmente eu prefiro dormir bem. Achar que fiz alguma coisa, por menor que seja. Nenhum gesto meu vai resolver os problemas do mundo, mas qualquer coisa que eu faça sem vaidade, para ajudar alguém, acho que está valendo. Vou alimentar alguém que me peça um pão, comprar presentes para o Natal de uma criança que mandou cartinha para papai noel dos correios, achar emprego para um ex funcionário do edifício onde moro, doar roupas que não uso para alguém que precisa, direcionar o óleo usado para uma comunidade que faz disto sabão e vive disto para sustentar suas famílias. É uma gota no oceano. Mas, imagine se cada um em sua casa fizesse só metade do que eu me proponho….

Ah, e se quiser me chamar de comunista por causa disto, dane-se! Não sou eu quem vai perder tempo ensinando história para você. Nem vou te dizer que acredito na lei do retorno, porque você não vale isto. Sei que, sorreteiro, você vai ler o que eu escrevi aqui e pensar que eu sou uma grande decepção. Problema é seu. Já passei da idade de querer agradar a todos. Se agradar a mim mesma antes de dormir, já me dou por satisfeita.

O mundo não foi feito para a gente agradar ninguém, a menos que você possa dormir com um sorriso nos lábios……...e hoje vou dormir gargalhando…..











Nenhum comentário:

Postar um comentário