quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Legenda Ou Dublagem: Todos Queremos Ir Ao Cinema


Eu faço parte de um contingente de cinéfilos que aprendeu a amar o cinema na sua forma tradicional e mais pura, fazendo uso de legendas para assistir a filmes que não foram feitos em minha língua pátria. Desde muitos anos aprendi a assistir Paul Newman, Audrey Hepburn, Liz Taylor, Robert Redford e tantos outros falando em sua língua de origem, quando eu os assistia nas mágicas salas dos cineclubes de São Paulo, em uma época em que o lanterninha se encarregava em  manter a ordem e o silêncio no ambiente.

Eu sei, são anos demais, as coisas mudaram muito ( e não foram para melhor), mas alguns hábitos permanecem. Passado tanto tempo e tendo vindo de experiência tão gratificante, nego-me a ouvir George Clooney na imensa tela na sala escura soando a MacGyver ou  Nicole Kidman lembrando-me a voz da NannyMcPhee.Sei muito bem que os dubladores profissionais fazem o melhor trabalho possível, mas nada mais contundente para retirar você da imersão de uma cena do que a voz de um personagem te remeter a outro nada a ver com o filme que você está assistindo.

Na intenção de juntar pessoas que compartilham com meu desejo de terem a opção de assistirem filmes na versão legendada, de preferência em horários que não nos façam sair do cinema já no dia seguinte ( por que donos de salas de cinema acham que por gostarmos de legendas nos filmes somos todos notívagos ou desocupados?), disponibilizo este espaço para que as pessoas se sintam à vontade para relatarem suas experiências e deixarem aqui suas reclamações.

Por ser uma criatura teimosa que ainda acredita que reclamar vale a pena, ponho-me aqui à disposição para relatar aos donos destas mesmas salas o quanto há de pessoas descontentes com a situação ( a cada 25 ou 30 emails referentes à mesma sala e mesmo filme me comprometo a enviar email ao gerente da sala relatando os descontentamentos e encaminhando as reclamações). Não sou ingênua a ponto de acreditar que por mandar a eles meia dúzia de emails poderemos reverter a situação, mas acho que fazer barulho ainda é algo que funciona. Pensei que talvez, se tiver 30 pessoas reclamando da mesma sala, com o mesmo filme, já é um número legal para começar a incomodar.

Para isso conto com vocês, que preferem assistir filmes legendados em horários que não os transformem em abóboras. Relatem aqui os filmes que foram privados de legendas ou exibidos legendados após às 22 horas. Se houver um número grande o suficiente montarei um blog para administrar estas reclamações e postar estatísticas. Enquanto não souber se haverá adesão, manterei este tópico do meu humilde blog sempre dando "UP", para que os interessados possam postar com facilidade.

Pode não dar em nada ou pode nos surpreender e chamar a atenção o suficiente para ajudar a alguns, aqui e ali a assistirem seus filmes da forma que mais preferem: apreciando a interpretação de cada ator ou atriz também através da vocalização.

Por enquanto só registrarei reclamações do Espírito Santo ( resido em Vitória), Rio de Janeiro e São Paulo. Se sentir que há interesse para outros estados, poderemos considerar. Pessoas interessadas em divulgar ou ajudar a manter o tópico serão bem vindas.

Conto com vocês!

Grande abraço!

Débora Gutierrez R.Clemente


Nenhum comentário:

Postar um comentário