terça-feira, 11 de novembro de 2014

How To Get Away With Murder 1×04: Let’s Get To Scooping


Fazendo uso de uma montagem tão ou mais ágil que a dos episódios anteriores, o episódio parece ter encontrado finalmente um equilíbrio entre o presente, o passado e o caso da semana. Com atuações excelentes, cenas emocionantes e esclarecendo  mais algumas coisas que vão se agrupando como em um enorme quebra cabeças, este foi um episódio digno da assinatura de Shonda Rhimes em sua produção.

A grande preocupação de Annalise é descobrir como e porque Rebecca gravou um vídeo admitindo-se culpada por matar Lila. Com a advogada de defesa negando-se a ceder tal gravação e uma altíssima fiança estipulada pelo juiz, Rebecca continua presa. Apenas quando conversa com a moça, a advogada entende que, quando Wes disse a ela que O’Reilley iria culpa-la, ela meio que entrega os pontos e diz qualquer coisa que os policiais a induzem a dizer.

Envolvido pessoalmente no caso, Wes fica proibido  de atuar na defesa da moça. A advogada incumbe Bonnie de conseguir uma cópia do vídeo da confissão, sabendo que esta será uma missão difícil de cumprir.
Enquanto os estudantes estão envolvidos com uma prova difícil pela frente, surge o novo caso da semana. Uma cliente antiga de Keating, dona de uma corretora de seguros é acusada de usar informações privilegiadas para comprar ações de uma empresa farmacêutica e com isto obter lucro ( é familiar para alguém aí?). Marren Trudeau nega-se a acreditar que a informação tenha sido usada por algum funcionário para prejudica-la e com isto os estudantes vão à caça de depoimentos de vários deles para chegar a uma conclusão ( contrariando orientação da própria Maurren).

Que os métodos usados por advogados são famosos em geral por não serem sempre os mais dignos, isto é senso comum, mas o roteiro vai além, fazendo uso de chantagem e para fazê-los atingir seus objetivos. É  Connor que usa de seu poder de sedução para conseguir uma gravação que acabará levando-os aos criminosos e a uma atitude extrema de um dos envolvidos: seu suicídio, na frente de todos, que impotentes, amargam e ponderam as decisões que levaram a tal desfecho trágico. Além disto, tal gravação também resultará em Oliver descobrir a traição de Connor e romper com ele.

Por outro lado, Bonnie não pensa duas vezes em usar o amante e o marido de sua chefe para chantagear o detetive e conseguir uma cópia da confissão de Rebecca. Bonnie diz a sua chefe que conseguir a gravação através da defesa, mas nós já podemos prever problemas para Nate, a quem acusou de estar investigando Sam, e uma hora isto vai acabar vindo a tona.

Com relação à morte de Sam também ficamos sabendo que Asher não estava presente no crime, mas que sabia que Connor estava no escritório na hora do crime. Vemos a cena em que eles saem de carro em busca de combustível para queimar o corpo, enquanto Connor desfila todos os motivos para o crime ser descoberto: Asher saber que eles estavam lá naquele horário, um policial testemunha ( que deverá surgir mais para a frente), DNA através de digitais, cabelos e fibras do tapete em seu carro. Além das câmeras de trânsito que podem indicar sua rota. Michaela parece incapaz  de reagir e ainda dá por falta de seu anel de noivado. Também descobrimos que Wes chega à floresta depois dos outros porque teria ido por Rebecca em segurança.

Depois de provar ao juiz que o depoimento de Rebecca fora manipulado, o mesmo diminue a fiança e a moça passa a responder processo em liberdade. O juiz também pede investigação sobre os motivos de coerção de Rebecca.

Como não fossem emoções demais para um único episódio, descobrimos finalmente o que havia no de Lila e é Wes quem o entrega a Annalise:  com toda a classe e desfaçatez possível, a advogada engole em cego ao ver que no celular existem fotos de seu marido nú.

É então que uma grande atriz transforma uma cena importante em uma cena memorável. Na solidão de seu quarto, sabendo que irá confrontar Sam assim que ele chegue, ela vai aos poucos desmontando a personagem que vive em seu dia a dia, de mulher forte e inabalável, que ao despir-se dos artifícios que usa para reforçar sua imagem, a peruca, os brincos, a maquiagem, vai se aproximando cada vez mais da mulher frágil, traída e amargurada que realmente é. Viola Davis não se priva de abandonar a vaidade para dar à personagem as cores de uma tragédia anunciada.

Alguém aí conseguiu piscar durante o episódio?

Até a semana pessoal!

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