quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Criminal Minds - 7x23/24 - Hit & Run - Meus Comentários



Observação: Se alguém odiou o episódio, pode parar de ler por aqui!!!


Simplesmente sensacional! 
Teve absolutamente tudo o que uma SF de respeito precisa ter: uma trama interessante e inteligente, muita ação para marcar o final da temporada ( com a vantagem de não termos que parir um filho até setembro para ver quem é o morto da vez!), uma humanização dos personagens fixos que vem galgando espaço desde a entrada da Érica e encontrou seu ponto alto neste episódio. E, finalmente, um tema universal, batidéssimo, mas que nunca se esgota quando bem explorado: o amor! Toda a forma de amor! O amor de mãe e pai, amor de namoridos ( namorados e ou maridos ), o amor de amigos verdadeiros, o amor na velhice capaz de superar 66 anos de dificuldades, o amor das tribos e suas esquisitices ( a convenção scy-fy claro -, do ponto de vista dos outros ), o amor que nem sempre dá certo (Kevin/Penélope, será?), o amor pelo seu trabalho ou ocupação ( a dúvida da Emily se saía ou não) e, porque não dizer, o amor psicótico, alucinado, que encontra em seus pares igualmente doentes, razões para atos que lógica alguma no mundo se explica, exceto nas mentes mais doentes! O amor e todos os seus envolvimentos, consequências, dores e feridas estava lá, para quem quisesse ver. Da forma mais simples e mais contundente possível. Sem contar que alguns diálogos foram de atores e não de personagens, como Morgan pedindo para Emily seguir seus instintos ou ela dizendo que pensava em sair não porque não os amasse, muito pelo contrário. A sensibilidade destes diálogos só será bem aproveitada por quem acompanhou toda a pendenga dos bastidores nos últimos ano e meio.



Promo Extended Oficial 7x 23/24





O elenco convidado super bem escolhido, a Rainha tinha um olhar de gelar lareiras acesas! Óbvio que no primeiro minuto que seu cúmplice se ofereceu para ajudar Will eu soube que aquele era seu cúmplice, mas quem se importa? Óbvio q Will tb não ia morrer, mas e daí?


A saída da Emily e a sacada da Interpol foram perfeitos, dado o pouco tempo para fazer grandes mudanças no roteiro, em vista do tempo que eles tiveram com a estrutura do crime e do unsub já prontos ( informação do Rick D. num chat). Uma saída digna, um cargo onde ela talvez não se exponha  tanto em campo e possa crescer profissionalmente e amenizar suas dores quanto à experiência Doyle. Obviamente ela só trabalhar na Interpol não faria sentido, mas chefiar uma equipe são outros quinhentos ( eu meio que tinha cantado esta bola em algum comentário antigo meu na comunidade CM do orkut).






O caso ser focado na JJ foi ótimo porque eles mostraram o outro lado da moeda. Onde não é o homem da casa ( caso do Hotch ) que tem um emprego que expõe sua família ao perigo e sim a mulher ( no caso ali os dois, mas o foco era ela). E se alguém achou que ela lutou demais com a doida, para além da explicação natural vinda episódios antes sobre o seu treinamento com Morgan, eu, sem treinamento algum comeria o fígado de quem chegasse perto do meu filho para lhe fazer o mal. É preciso ter/amar um filho para se ter noção do quanto você é capaz de fazer por ele numa situação de perigo.






A participação de todos os personagens foi equivalente e todos tiveram seu momento de ouro. A fotografia brilhante e a edição sem comentários, levando-se em consideração que isto é tv, não cinema. Eu diria que a Emily conhecer as cores da bandeira do Chade seria um exagero, mas nem isto,
visto que ela trabalhou na Interpol, e se lá há uma zona de guerra...
Enfim....

O casamento foi um presente para os fãs, mas também uma mensagem da qual eu compartilho! Claro que todos os shippers do mundo ficaram felizes, inclusive os que shippam a piscina do Rossi com o Sérgio ( gato da Emily - brincadeirinha...), porque eles nem são doidos de fazer nada diferente.







Agradou Hotch/Prentiss, Morgan/Prentiss, Hotch/Beth, JJ/Will, e sobrou até para o Rossi ( desde a entrada dele na série eu estou cantando esta bola dele com a Strauss... não sou Débora Dináh por acaso, ehehe!), além de uma porta aberta para a Penélope/Kevin. E agradou quem não shippa ninguém e vê tudo como uma grande família feliz e  totalmente assexuada! Não vou me espantar se semana que vem já tiver fic da mãe da JJ com o Anderson, kkkkk. E claro, não esqueçamos a piscina do Rossi com o Sérgio,kkk Brincadeiras e exageros à parte, vamos à mensagem: a vida sempre segue em frente, gostemos ou não. A deles ( os agentes, que quase morrem num dia e no dia seguinte se casam,
largam seus empregos, tem filhos, se separam....) é assim, a nossa não édiferente. Foi uma mensagem clara de que podemos gostar ou não do resultado, mas temos que seguir em frente. Assim como farão os fãs de CM:  alguns vão nos deixar pelo caminho, não vão ver mais graça na brincadeira e vão partir, outros ( como eu, aliás, já aceitei a saída da Emily na semana seguinte), vão respirar fundo e continuar acreditando que a série tem bala na agulha para um bom tempo ( independente de contratos serem
renovados ou não). Para aqueles que como eu acham que a gente deve escolher as batalhas pelas quais devemos nos desgastar, restará sempre a saudade de um trabalho impecável da Paget. E, claro, aquele dvd esperto no Blu-ray e um balde de pipoca para resolver o problema.






Os destaques: Eles se esmeraram em não deixar pontas soltas.


* O agradecimento da Strauss ao Morgan foi mais que perfeito e mostra como a pessoa, quando tem auxílio, fica grata a quem lhe estendeu à mão. Aliás, agradecimentos e desculpas são um dos passos dos AA.


* Particularmente gostei ( e este não é um comentário shipper!) do diálogo final Hotch/Prentiss. Todos aqui estão cansados de saber que eu sempre reconheci que o shipper H/P SÓ exisitia na minha cabeça e nas minhas fics, eu nunca antes identifiquei nada entre eles na série que não fosse delírio meu  (opinião pessoal, nem pensem em discutir isto!). No entanto, achei o desenvolvimento da relação profissional/amizade deles no final da temporada perfeito - ele seria o pior chefe do mundo se não
lhe tivesse oferecido ajuda e pior, se não notasse sua inquietação na festa - eles são profilers, pelo amor de Deus!!


*Eu gostaria de acreditar que a gente quando envelhece adquire a sabedoria,a paciência e a consenciosidade do Rossi. Eu tenho feito minha parte, pode ser que eu chegue perto, claro, sem a parte da grana, óbvio!


* Gente, quando vi aquela cabaninha na mesa da casa do Hotch eu voltei no tempo! Já disse outro dia, algumas coisas são universais! Eu passei anos da minha vida brincando e dormindo na sala com meu filho assim! E não me arrependo!


* Independente da minha posição Hotch/Prentiss - porque o assunto já esgotou - eles acertaram a mão com a Beth. Sorry pessoal, ela é a cara dele! Ele busca nela a redenção para todos os seus erros no passado! Ele errou feio, perdeu a esposa, quase perdeu o filho e aprendeu com seus erros, tentando
em uma segunda chance, fazer tudo o que devia ter feito na primeira vez!! Quantas segundas chances a vida nos oferece? Errar é humano, persistir no erro é burrice, e fico feliz que ele esteja tentando mudar. E amei a forma como a coisa aconteceu. Com o menino pedindo para ela ficar! Perfeito!


* Amei também a analogia das rachaduras na fundação da casa com as cicatrizes na vida  da Emily. De uma sutileza ímpar!


* E como eu não sou de ferro nem nada, vou guardar comigo aqueles 5 segundos de dança Hotch/Prentiss para quem sabe, entre o cateterisma do Afonso, minhas pedras nos rins, a maratona ESFILES, trabalho, casa, e outros que tais eu ainda volte a postar fics dos dois!







*Desculpem o texto longo, detestei ter perdido esta brincadeira ao vivo com Sil, Carol, Débora, Carol Z, Jackelyne, e todas as outras meninas mas, como em CM, na vida, nem tudo é exatamente como quero. E como disse ao meu marido que ficaria só + meia hora e faz 1 hr e vinte que estou aqui ( graças a Deus ele pegou no sono) e corro o risco de criar um novo unsub, vou pegar meus analgésicos, antibióticos e outras redondinhas e volto quando ganhar nova carta de alforria do marido e do filho!


Até a próxima temporada!

Bjos carinhosos!
Ps.:
Só para não perder o hábito, senão vocês nem vão achar que sou eu escrevendo: O Hotch estava uma perdição naquela pólo azul marinho!!!  Concordo com você , Rose Rambo, uma vez para entender o episódio, outra para admirar a paisagem chamada Thomas Gibson, ehehe! Ou duas, ou tres... A vista é linda mesmo e é de graça, eheheh!

Nenhum comentário:

Postar um comentário