quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Criminal Minds - 8x01 - The Silencer - Meus Comentários




Atenção: SPOILLERS!!! Este episódio só passará no Brasil por volta de novembro de 2012! Se quer esperar para ver na tv, e não quer estragar a surpresa, não leia!!!!

Bem vindos á oitava temporada de Criminal Minds!!



Então, para facilitar e evitar polêmicas e lenga lengas que, segundo meu conceito são passado, vou começar assim: para mim, o assunto da Emily está superado. Aconteceu, passou, seguindo em frente.



Promo Extended Oficial 8x01 - The Silencer


Então, The Silencer já se inicia com uma frase que representa meu estado de espírito nos últimos anos e que só entende quem chega na minha idade: “Quanto mais envelheço, menos presto atenção no que os homens dizem, apenas observo o que eles fazem” – Andrew Carnegie.  FATO! GRANDE FATO!!!


Foi apenas um ótimo episódio de Criminal Minds. Não foi um episódio brilhante. E não tinha porque ser. Nós, no final de temporada não tivemos cliffhanger, o 07x23/24 terminou redondinho, sem explosões, possíveis baixas, suspense algum. Foi um episódio duplo foda – em homenagem à Larissa, que se surpreendeu com meu último palavrão, mas que acabou sem pontas soltas. Além disto, eles tinham, mais uma vez, que lidar com a perda de um personagem importante, com a introdução de um novo personagem, com o estado emocional da perda do personagem anterior, além do caso. Anos atrás, sem internet, se não tivesse havido pressão dos fãs, provavelmente não teríamos tido os minutos iniciais mencionando que Emily está ótima, tampouco Garcia e Morgan se lastimando pela saída dela. Mas entendo que, por necessidade  de manter as pazes com os fãs que ainda lamentam a saída da atriz, as cenas foram necessárias. 

Se eu estivesse escrevendo CM teria colocado a Alex agora? A princípio não, mas, tendo visto os minutos finais, entendo o porque das mudanças imediatas. Tendo um serial que será constante na estória, atazanando a todos eles, talvez ficasse mais difícil introduzir alguém com o caso em andamento ( e, aqui, me permitam a falta de modéstia, mas mesmo estropiada eu continuo a boa e velha Débora Dináh. Eu no final de julho ou agosto, não lembro direito, falei que eles iam trazer de volta o fotógrafo, o cara do 6x22 – Out Of The Light, aliás eu disse isso também quando o episódio passou, ambas as vezes na comunidade CM do Orkut ). Era um dos poucos casos abertos e que dava um bom gancho. Claro que eu posso estar enganada, but, eu chutaria 85% de chances de ser ele. 





Apesar de outros assuntos tomarem o tempo do caso, como as menções sobre a especialização da Alex ser em linguística, a Garcia fornecendo o curriculum vitae dela quase completo, sobre a nova agente já ter trabalhado com o Reid, sobre ela ter uma estória passada com a Strauss, ele desenvolveu-se com coerência. Estas explicações são mais do que necessárias, partindo do princípio que a grande maioria da audiência não acompanha spoillers, portanto, não só você precisa explicar a saída da Emily como precisa ambientar a nova personagem  para quem assiste apenas por diversão, sem ler informações  adicionais.
Não tenho qualquer problema com unsubs vitimados por uma infância ruim cometerem crimes por força das circunstâncias porque o mundo está cheio de gente assim. Aliás, ultimamente é o que mais se vê. E, pelo que ando lendo, ando com pena de meia humanidade! O caso meio que me lembrou aquele unsub que surtava com barulho depois que veio da guerra ( não lembro o nome agora, sorry). Também me lembrou um episódio de uma série onde um cara mata a namorada porque ela faz um implante coxial e passa a ouvir e tocar piano e ele achava que um surdo deveria ser surdo a vida toda ( também não lembro de onde é, os remédios estão acabando com a minha memória!- Estou vendo a cena do piano na minha mente e não consigo lembrar a série! ). Anyway...  Gostei da idéia do unsub matar para ir para a solitária. Mostra o ápice do desespero de quem nunca ouviu nada e só busca o silêncio!! 


Claro que gostei da Alex da Jeanne. Parece que será um personagem forte, daqueles que batem de frente com todo mundo ( para revezar com o irritadinho do Morgan). A Jeanne é uma ótima atriz, passa credibilidade e tem tudo para carregar o personagem com carisma e jogo de cintura. Além do que, a Alex é movida a café, ou qualquer coisa que a mantenha acordada, isto já é uma ótima referência, ehehe!, tipo assim, “estressada é meu nome!”.





 
Para quem comentou, não lembro quem foi ( sorry), eu já disse isto antes, no 07x23/24, mas vou dizer outra vez: depois da reabilitação a Strauss voltou outra, ao meu ver, porque isto faz parte do programa de reabilitação, fazer as pazes com o mundo, admitir os erros, etc...etc... A mudança dela vem sendo gradual e acho coerente com a storyline dela. E ter alguém com assuntos pendentes com ela, deve render. Ela não mudou neste episódio, já vem mudando desde que pediu desculpas ao Morgan. 
Achei incrível a maquiagem, principalmente nas cenas das bocas costuradas, (sobretudo a legista cortando o nylon) gostei de o unsub escrever sua mensagem em um saquinho plástico ( nem sempre há papel disponível em volta), e dele ter preservado o nenê, joga com o resto de humanidade que havia dentro dele.


Quanto à Garcia, bem, eu diria que a personagem dela, por todas as características por nós conhecidas, foi eleita a mais indicada para exorcizar a saída da Emily.  Ela odeia mudanças. É uma característica antiga da personagem. Dos fãs também. Ela foi a voz dos fãs renitentes às mudanças neste episódio. Eles tinham que escoar as lamentações pela saída da Emily por algum lugar e a Garcia foi o canal mais coerente. Ela inicia o discurso meio que desdenhando do currículo fabuloso da Alex e todas aquelas dúvidas representam, em síntese: - será que podemos seguir sem Emily e agora com Alex? Tanto que no final, o recomeço dela com a Alex é uma espécie de:  - ok, pessoal, vamos seguir com a vida? Ela é o personagem emotivo, sensível e mais humano. Seria estranho este pesar vir de um Hotch que já passou pela perda da ex por um unsub ou por um Rossi com anos de vida e experiências amargas nas costas. O Morgan apenas entrou no embalo da Garcia para esticar o assunto. E a menção do Kevin, muito rápida nas primeiras falas foi feita para sossegar os fãs que querem vê-lo de volta. Sem contar o vestido dela, algo... bem Garcia!

Em resumo, na minha opinião, um episódio de boa qualidade,  que como outros, em outras ocasiões, perdeu parte do espaço do caso para apresentar tudo o que foi mencionado anteriormente. Apostando todas as fichas agora no fotógrafo stalker, heheh, infernizando nossos queridinhos!

Quanto à audiência, manteve-se nos números que vinha trazendo depois de anunciada a saída da Emily, estes milhão e meio, dois milhões, se saíram por causa dela, não iriam retornar agora. Diferente da temporada passada em seu início que tinha deixado um gancho enorme com a volta da Emily dos mortos e aguçou a curiosidade de todos. Em tempos de tantos cancelamentos anuais entre tvs abertas e fechadas, tá bom demais.

Continuo pondo fé na série e torço para que ela se mantenha bem sucedida. Quando assistimos a um trailler de The River ( sério, nunca vi nada tãaao ruim!) é que descobrimos que  Criminal Minds está bom além da conta, ehehehe!



Menções:

-  A JJ e a Garcia estão cada vez mais bonitas!
-  O Reid precisa ser novamente apresentado à tesoura ( lembra, aquele objeto que serve, entre outras coisas,  para cortar os cabelos que você conheceu na quarta temporada!) , aquele cabelo ninguém merece!
-  Namorar fez o Hotch voltar a usar terno claro! Fazia muito tempo que ele não aparecia com terno cinza claro. Pessoalmente gosto mais dele nos ternos escuros, enfim... Mas aquela costeleta dele  mais comprida deixa ele mais envelhecido! Precisa diminuir!
-  O Morgan comprou uma camiseta azul! Atendendo às minhas preces, ele já não usa apenas a famigerada camiseta cinza! Achei que ele tivesse feito promessa nas duas últimas temporadas para somente usar camisetas cinza!
 - Só Garcia fica bem em um vestido que estampa a bandeira inglesa!

Agora é aguardar o próximo e esperar para ver se acerto com relação ao fotógrafo, ehehehe!

Bjos e até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário