terça-feira, 2 de outubro de 2012

Criminal Minds - 7x18 - Foundation - Meus Comentários





Quando eu digo que CM ainda tem muita lenha p/ queimar..... ehehe!
Episódio excelente! A despeito da obviedade ( não sei se é por assistir a filmes demais, assim que a moça mencionou o pai na delegacia, ou melhor, quando o Reid soube disto pelo delegado, tive a certeza que ele era o unsub, em nenhum momento isto para mim foi uma dúvida), o importante no epsódioi foi a carga dramática da situação de se lidar com um pedófilo e uma vítima de longa data com maus tratos. O peso no ombro dos agentes por lidar com crime tão hediondo e vítima brutalizada impiedosamente deu o tom do episódio, claro, trazendo a reboque, a experiência do Morgan no assunto e sua malfadada identificação com toda a situação, além de uma mobilização aquém do normal para
salvar o menino desaparecido. Todo crime deve de certa forma abalar quem trabalha com isto, mas acho que lidar com uma vítima como Angel deve dar uma nova perspectiva a quem caça monstros. Além disto, eles não se preocuparam em "humanizar" o unsub com traumas de infância ou "gatilhos"
que gerassem a realização do crime. É hediondo. E pronto. Não há nada para ser humanizado ali. A cara do pai ao passar pela filha na delegacia reforça a repugnância que eles nos querem impingir ao término do episódio. Com efeito, conseguiram. As mordidas foram a cereja do bolo, tudo para horrorizar com requintes de crueldade a quem assiste e nos deixar enojados ao extremo.







Não vejo exatamente como a maioria o episódio. Normalmente não me preocupo muito sobre quem apareceu mais ou teve mais ou menos destaque no episódio, nem como as duplas são montadas.Costumo ver o conjunto da coisa, e claro, com 7 protagonistas, alguém sempre aparece um pouco mais ou um pouco menos. Normalmente isto não causa prejuízo, como foi neste caso.

Fiquei feliz pelo Jim Clemente ter tirado de mim a péssima impressão daqueles ossos branco Vanish do último episódio que ele escreveu ( Big Sea - acho que foi o 6x19 0u 20), com o Reid dando um perfil das vítimasatravés de ossos que estavam no mar a tanto tempo, de forma tão rápida. Muito irreal, mesmo com licença poética. Este foi muito superior àquele.







A fotografia tb esteve impecável, dando o tom escuro e sombrio, nas buscas e na delegacia e dando - nos um show de cores na casa do unsub quando a filha o visita, para assegurar que aquele era um lar perfeito, e seu pai, um cara normal ( não colou para mim, mas tudo bem, a intenção é que conta). A filha trabalhar com plantas foi perfeito, nada mais contraponto ao sofrimento do que passar o dia todo dando vida e cuidando de algo que também é vida. Também compreensível a resistência dela em crer na verdade, afinal sempre nos apegamos à perfeição dos pais, mais ainda ela que tinha sido criada apenas por ele.


Excelente, vale destacar, o rapaz que fez o Angel e os pais ( prinicipalmente o pai) do outro menino na delegacia, numa alusão à culpa que a maioria dos pais sentem pelo mal que acontece a seus filhos, mesmo que isto seja ilógico. Interpretações pequenas,mas super precisas. Ponto também para o
drama da mãe do Angel, em uma verdadeira escolha de Sofia, onde tinha que abrir mão de dar queixa do desaparecimento de um filho em detrimento de salvaguardar o futuro dos outros dois filhos, explorando o tema das imigrações ilegais no país. Imaginem (ou é quase inimaginável) a culpa desta mãe com o correr dos anos por tomar uma decisão impossível de ser acertada! São pequenas menções, mas preciosas no todo.


Quanto ao Shemar, ele se sai bem neste tipo de cena paternal e embora  interpretações mais elaboradas não sejam o seu ponto forte, ele saiu-se bem, carregando a dor da vítima como sendo a sua também. Quanto à JJ, é o mínimo que se poderia esperar dela com o passar do tempo é  amadurecimento. Sua experiência anterior no Pentágono e sua promoção à profiler não dão mais margem à
inexperiência ou imaturidade. É um caminho sem retorno. Coincidência ou não ( caso deles estarem sabendo de longe a saída da Emily, ou não) ela está preparada para ser a nova agente forte feminina. A equipe sobreviveu sem duas agentes ( Emily e a JJ), pode sobreviver agora sem uma só.
Será desnecessário se eles quiserem introduzir outra atriz agora.










Por fim, não sei se colocar o Hotch em mangas de camisa escura, lindo daquele jeito é um bônus para um caso tão deprimente ou um prejuízo. Porque, sinceramente, ele me fez rever o episódio duas vezes, ou eu ouço o que eles falam, ou eu olho para ele!! Ele me desconcentra!!! Fala sério! Aliás, agora já podem parar com as lasagnas e feijoadas, porque ele já está no ponto! hehehehee!!

Por fim, de novo, genial e acertada demais a citação final do episódio!!!


Que venha o próximo!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário